HISTÓRIA

A Aldeia de Emaús – Residencial para Idosos, iniciou suas atividades em 22 de outubro de 1988, alicerçada nos ideais de trabalho do médico Prof. Dr. Em Gerontologia e Geriatria Paulo Renato Canineu e sua esposa Maria B. A. B. Canineu. Naquela ocasião apresentava experiência de 12 anos de trabalho em clínica médica e em geriatria.

Instalou-se em patrimônio próprio juntamente com 12 funcionários com objetivo de oferecer abrigo supervisionado para idosos e reabilitação.

 

Este trabalho foi crescendo progressivamente. Nos primeiros anos os 12 leitos iniciais se configuraram 35. Paralelamente ao crescimento físico, em 1989 a Aldeia de Emaús criou um serviço chamado de PRÓ-SAÚDE  oferecido a idosos que residem e Sorocaba e imediações, constituindo-se num centro-dia, onde o indivíduo recebe cuidados de reabilitação e orientação para um envelhecimento saudável sem deixar seus domicílios e/ou familiares. Para que tudo isso se tornasse realidade constituiu-se uma equipe multidisciplinar coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Renato Canineu com profissionais das seguintes áreas: Psicologia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Arte Terapia, Educação Física, Enfermagem, Assistente Social e Fonoaudiologia.

Este crescimento tem sido conquista importante dentro da proposição de prestação de serviços a idosos no território nacional, já tendo, por diversas vezes se constituído modelo para serviços que vem sendo iniciados em outras cidades, de forma a se consolidar como empresa modelo e no mercado de apoio ao envelhecimento.

 

Hoje a Aldeia de Emaús firma parceria com o Instituto Paulo Canineu – Memória e Envelhecimento afim de levar os serviços de consultório médico e o knowhow da Aldeia de Emaús aos diversos domicílios na cidade e região.

 

MENSAGEM

 

Foi Emaús, uma pequena aldeia distante 11km de Jerusalém, palco de um dos mais bonitos episódios do Evangelho de São Lucas.

Conta-nos que Jesus encontra dois discípulos desanimados a caminho da Aldeia e, acompanhando-lhes, pergunta sobre o que falavam. Impressionados com tal “desinformação”, contaram-lhe sobre o mais poderoso profeta, crucificado, que esperavam ser o grande libertador de Israel.

 

Jesus começa a lhes contar as Escrituras, abrasando e alegrando seus corações. Quando chegam a Emaús, os discípulos pedem calorosamente: Fica conosco, Senhor! Jesus aceita e quando o dia já declinava senta à mesa, abençoando e partindo o pão. A partir daí, eles o puderam reconhecer.

 

Hoje, imaginamos que Emaús era um lugar de brisa suave, que tivesse mel silvestre, coqueiros altos, pedras roliças, poços de água cristalina, muitas ovelhas, cheiro de pão e hortelã e, enfim, tivesse um povoado feliz e acolhedor.

 

Nossa Aldeia de Emaús quer ser um pedacinho dessa Emaús...um lugar de brisa suave no nosso toque, mel silvestre em nossa comida, coqueiros altos na nossa força de vontade, poço de água pura na nossa doação e cheiro de pão e hortelã na nossa receptividade. Assim, um lugar onde exista paz e serenidade, mesmo que a tarde venha declinando para muitas pessoas, mesmo que para estas, muitas vezes, a esperança escorra pelas mãos e a fragilidade do corpo se faça presente...

 

Queremos reconhecer Cristo em cada uma destas pessoas. Queremos estar sempre atentos e pedir que Jesus sempre permaneça, para sentar à mesa e partir o pão para nós.

 

Nestas duas décadas, lutamos arduamente, superando muitas dificuldades, procurando permanecer serenos e valentes nas contradições, e dedicando muita atenção às pessoas que Deus confiou a nós.

 

E, perseverantes nesta vocação, queremos deixar marcas. Queremos renovar aqui nosso espírito de gratidão, cordialidade, amizade, alegria, otimismo e muito respeito a todos aqueles que apoiam nosso trabalho.

 

Somos todos agradecidos por sermos escolhidos para participar da vida dos idosos de Sorocaba.

 

PROPOSTAS E OBJETIVOS

 

As instituições de longa permanência são estabelecimentos para atendimento integral institucional, cujo público alvo são pessoas de 60 anos ou mais, dependentes e independentes. Essas instituições, conhecidas por denominações diversas – abrigo, asilo, lar, casa de repouso, casa de idosos, entre outros – devem proporcionar serviços nas áreas social, médica, de psicologia, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, e em outras áreas, conforme necessidades desse segmento etário.

 

Entretanto, a Aldeia de Emaús – Residencial para Idosos trata-se de um residencial que através de prestadores de serviço propõe as atividades acima citadas.

 

Este atendimento é realizado em local físico adequado e equipado para proporcionar cuidados aos idosos, durante período acordado. Nossas instalações reproduzem um ambiente residencial, mantendo as características de um lar.

 

Dispomos também de um quadro de recursos humanos para atender às necessidades de assistência social, saúde, alimentação, higiene, repouso e lazer dos hóspedes afim de garantir-lhes sua qualidade de vida.

 

O objetivo principal da nossa instituição é auxiliar ao máximo a família cuidadora no envelhecimento digno e humano de seus familiares, não faltando-lhes cuidado, carinho e atenção.

 

 

Av. Bandeirantes, 1297 - Sorocaba / SP

Rodovia Raposo Tavares, km 91

contato@aldeiadeemaus.com.br

15 3236.6117    |   3013.3277

15 99819.5356    |    98155-4140

Todos os direitos reservados a Aldeia de Emaús - Desenvolvimento Creativ3